quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Reciclagem

No cotidiano de nossas cidades, são produzidas milhares de toneladas de lixo. Há muito tempo este resíduo é um dos grandes problemas que o poder público e a sociedade tem enfrentado. Consequentemente a degradação do meio ambiente é cada vez maior.

Os dados são alarmantes. Aproximadamente mais de 240 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente no Brasil e apesar de 45% ser reciclável apenas 2% é devidamente reciclado(Dados Associação Empresarial para Reciclagem CEMPRE). O restante do lixo vai para lixões a céu aberto. Só na cidade de São Paulo, das 15 mil toneladas de lixo recolhidas por dia, cerca de 35% são materiais recicláveis e menos de 1% é reciclado.  

Em Nova York, são aplicadas multas de até 300 dólares para o cidadão que não faz a triagem em casa separando papéis, latas, plásticos e vidros.

O problema do lixo não acaba quando o colocamos para fora de nossa casa. É aí que ele começa. A separação e o destino certo do lixo é uma questão de educação, civilidade!

A solução mais eficiente é a separação dos materiais recicláveis para o reaproveitamento, transformando o problema do lixo em solução econômica e social. Isto só é possível com a colaboração de todos para a Coleta Seletiva. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.

Verifique em sua cidade dias de coleta seletiva ou pontos com lixeiras para coleta seletiva. Faça sua parte!

No Brasil artistas transformam materiais recicláveis em peças de decoração de forma original e generosa. Domingos Tótora, Bia Hajnal, Nido Campolongo, as irmãs Sara Rosenberg e Anete Ring e muitos outros artistas utilizam a arte para mostrar as possibilidades dos recicláveis.

O artista Domingos Tótora de Minas Gerais é um ótimo exemplo de que atos simples transformam a vida em valores: a arte, a preservação do meio ambiente e a inclusão social estão presentes em cada obra. Conheça mais sobre o seu trabalho no site:
http://www.domingostotora.com.br/
http://www.limonada-biz.com.br/designer/detalhe.asp?id=18

Quer saber mais? http://sofistetiqueta.blogspot.com/2010/09/reduzir-reutilizar-e-reciclar.html

Fotos 1, 3 e 4: Site Domingos Tótora. Foto 2: Ícones de recicláveis. Cor/Material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário