quarta-feira, 6 de julho de 2011

Taças e vinhos!


Foto: A taça, blog dicas tool box
Escolha sempre taças transparentes, com o formato adequado para o vinho. O vidro deve ser o mais fino possível, preferencialmente de cristal. As coloridas são lindas, mas dificultam a análise visual dos vinhos.
Foto: Taças La Ville
Da esquerda para direita:
Cálice usado para licores ou vinhos licorosos. O bojo é pequeno para servir dose pequena da bebida.

Taça para vinho branco. São servidos frios e as taças menores ajudam a não dar tempo de esquentar a bebida. Servir no máximo até metade.

Taça para vinho tinto: A haste mais longa serve para evitar o calor da mão, devem ser de borda fina, transparente e sem lapidações para permitir análise visual. Sirva no máximo até um terço da taça.

Taça para água (com ou sem gás, servir três quartos da taça).

Taça para espumante e champanhe: haste comprida e bojo longo e estreito. Segura-se pela a haste e sirva dois terços ou máximo três quartos. Quanto menos, melhor... E quanto mais frio melhor o sabor, é preferível servir mais vezes do que uma grande quantidade quente...

Dica Sofist: Para qualquer vinho sirva um pouco menos da metade. Nada de deixar o copo/taça cheio!!! Os vinhos brancos e espumantes como são servidos mais frios, colocamos menos no copo exatamente para não esquentar.

Você encontrará uma infinidade de variações de vidros e cristais, além do design das taças. O formato e tamanho tem a função de melhorar a degustação da bebida. Escolha para os vinhos e espumantes de preferência taças transparentes e as mais finas possíveis. Deixe as coloridas para servir água.

Texto: Chris Millard
Matéria fonte: blog Tool Box de 24/junho 2011 http://www.tboxblog.com/tudo-sobre-copos
Pequeno livro do vinho, Suzamara Santos
Vinho Ed McCarthy e Mary Ewing-Mulliggan

Onde comprar taças:
Tool box http://tbox.com.br/Loja/
LaVille http://www.lavillecasa.com.br/loja/default.php
Roberto Simões http://www.robertosimoescasa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário