terça-feira, 5 de junho de 2012

Meio ambiente: O que você pode e deve fazer


Imagem: http://riozinho.net publicada em maio/2011
05 de junho: Dia internacional do meio ambiente. "O meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas." Wikipédia

O que podemos e devemos fazer para salvar o nosso planeta?

1. A política dos três Rs: Reduzir, reutilizar e reciclar.

2. Coleta seletiva. Separe plástico, papel, alumínio e vidro, verifique no seu bairro o local mais próximo com lixeiras próprias para cada material.

3. Faça o descarte correto de lixo eletrônico. Pilhas e baterias usadas são resíduos altamente poluidores do solo, água e ar, portanto nocivos à saúde.

4. As sacolas plásticas demoram mais de 100 anos para se degradarem na natureza, o que gera grande acúmulo de lixo e poluição, prefira as biodegradáveis ou retornáveis.

5.Utilize cores claras na pintura das paredes e do teto. Você terá que usar menos lâmpadas para iluminação.

6. Use lâmpadas fluorescentes. Além de consumir menos energia, elas iluminam mais do que as tradicionais incandescentes (20W equivalem a 100W da tradicional).

7.  Faça o degelo do refrigerador periodicamente. O acúmulo de placas de gelo aumenta o consumo.

8. Pense antes de abrir a geladeira: a porta deve ficar aberta o mínimo possível. Verifique as borrachas com freqüência. Não coloque alimentos quentes na geladeira!

9. Tampe bem as panelas durante o cozimento dos alimentos. Assim, você diminui o consumo de gás. Sempre que possível, use panela de pressão.

10. Alimentos duros como feijão e grão-de-bico podem ser deixados de molho na água horas antes do cozimento. Isso diminui o tempo de fogo.

11. Espere juntar uma quantidade razoável de roupa, deixe de molho por algumas horas antes de lavar para "aproveitar" melhor a máquina. O mesmo para passar.

12.  O quintal deve ser varrido com a vassoura, não com a mangueira! Para lavar o carro use um balde e não a mangueira.

13. Conserte os eventuais vazamentos. Uma torneira pingando consome 46 litros de água por dia.

14. Não tome banhos muito demorados. Regule o chuveiro conforme a estação, assim, você evita desperdícios principalmente durante o verão. Não deixe crianças brincarem no banho. Água não é brinquedo!

15. Não escove os dentes ou faça a barba com a torneira aberta.

16. Não jogue lixo e/ou papel higiênico no vaso sanitário.

17. A válvula da descarga deve estar sempre bem regulada.

18. Não jogue restos de alimentos, pó de café no ralo da pia. Jogue no lixo.

19. Faça manutenção periódica no seu automóvel para poluir menos.

20. Deixe os aparelhos eletroeletrônicos e luzes desligados quando não estiverem em uso. Retire inclusive da tomada.

Educação começa em casa, as pessoas da casa precisam ter consciência que ajudar o meio ambiente é uma ação contínua e diária. Repense como você pode ajudar o planeta, consciência é uma questão de educação. Suas atitudes demonstram sua cultura, seu respeito e bom senso em relação ao meio em que você vive.

Abraços,
Chris Millard

Matérias relacionadas no blog:
Reciclagem http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2010/09/reciclagem.html
Reduzir, reutilizar e reciclar http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2010/09/reduzir-reutilizar-e-reciclar.html

Texto: Chris Millard
Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br publicado originalmente Por Gustavo Curcio  Revista Ana Maria - 25/05/2007 Título: Ajude a salvar o planeta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário