sexta-feira, 14 de junho de 2013

Dúvida: O champanhe ou A champanhe?


Imagem: Internet

Devo pedir "O" champanhe ou "A" champanhe? Champanhe é substantivo de gênero masculino, pois refere-se a um vinho. A palavra originou-se da forma francesa champagne. Por Exemplo: O champanhe é um vinho branco mundialmente conhecido e produzido "somente" na região de Champagne, no nordeste da França.

Não peça "uma champa", "champanhota", "champs" ou similares. É "um" champanhe, simples assim! E na hora que pedir, dispense os fogos de artifício e afins, nada mais brega, carnavalesco e "clichê"! Os mais cobiçados e famosos são: Moët; Chandon, Veuve Clicquot, Krug, Mumm, Dom Pérignon, Pommery, Taittinger, Perrier Jouët, Bollinger dentre outras.

Se você pediu Chandon, .Nero, Salton, Foss Marai, Cave 18, Fantinel e qualquer outro que não seja produzido na região da França em Champagne e pelo método Champenoise todos são espumantes e tenha certeza que são ótimas escolhas, mas não champanhe! 

Champanhe e Espumante tem diferenças e como tem.. Para saber mais leia o post: Champanhe e espumante, você sabe a diferença? "Todo champanhe é um espumante, mas nem todo espumante é um champanhe..."

Matérias relacionadas: Um pouco mais sobre espumantes http://sofistetiqueta.blogspot.com.br/2011/01/um-pouco-mais-sobre-espumantes.html

Chris Milllard

Fonte: http://www.soportugues.com.br

Um comentário: