quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Os 10 mandamentos do Vinho!

Imagem: Internet

Ah o fantástico universo do vinho... Sempre há novas e deliciosas surpresas a cada tipo de uva, região, clima resultando em uma garrafa. Cada vinho tem sua história... O vinho deve ser encarado como mais um prazer a mesa e não uma ciência complicada... Listamos 10 dicas para descomplicar:

1. Não se tranforme em um enochato, esnobe, antipático  que ninguém aguenta. Não julgue o vinho pelo preço, nem pelo rótulo. Porque é mito achar que vinho barato é sempre ruim e vinho bom é sempre caro.


2. Respeite a temperatura: Gelar os brancos demais vai "congelar" seus aromas, enquanto servir os tintos na "temperatura ambiente" é um clichê qui no Brasil, por seu clima quente. Em média sirva tintos a 18ºC, brancos a 12ºC e espumantes a 8ºC.


3. Equipamento: Tenha um bom saca-rolhas, corta gotas e se possível um termômetro. Use as taças corretas, transparentes de vidro e/ou cristal e sirva no máximo um terço de sua capacidade. Para os espumantes, o ideal é a taça alongada do tipo flute.


4. As condições ideais para conservação: deixar as garrafas deitadas em local com ausência de luz, de vibrações e de cheiros fortes, em temperatura constante e umidade controlada.


5. A idade do vinho: O vinho é uma bebida viva, em constante mutação dentro da garrafa. O conceito de "quanto mais velho melhor" é mito, pois todo vinho nasce, amadurece, mantém-se no auge por algum tempo e decai até morrer. Não se iluda, nem sempre quanto mais velho melhor.


6. No restaurante: Peça a carta de vinhos, examine com cuidado e escolha aquele que se adapta ao gosto pessoal, aos pratos escolhidos e sobretudo ao que você quer e pode pagar. Sim, pode pedir em taça! A garrafa deve ser conferida antes de abrir. A rolha pode e deve ser examinada. Uma pequena dose será servida a quem pediu o vinho, para que este seja aceito e depois para os demais.


7. Sobrou vinho? Não desperdice nenhuma gota. Está no restaurante? É seu direito levar para casa. (E Quem disse que não pode?!) Está em casa? Não gostou?! Coloque para cozinhar. Uma vez aberta a garrafa, o vinho se oxidará gradualmente até se tornar "imbebível", então pode guardar a garrafa bem tampada com a rolha e consumir o mais rápido possível.


8. Harmonização: Existem dicas de boas combinações por toda parte, algumas são clássicas... Mas tenha em mente que combinar vinhos com alimentos é um universo de possibilidades... E é você quem manda, nunca se esqueça disto!


9. A seqüência para servir: Os brancos antes dos rosés e dos tintos, os leves antes dos encorpados, os simples antes dos complexos e os secos antes dos doces. Os Espumantes podem acompanhar a refeição da entrada a sobremesa.


10. O prazer: Uma garrafa de vinho sempre merece companhia. Conheça o mundo pela degustação, não seja preconceituoso... Experimente uvas, regiões, países, os tintos, brancos, rosés, espumantes, colheitas tardias e licorosos... Pesquise... Você precisa provar, provar, provar... 

Simples assim... Descomplique!

Abraços,
Chris Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário