terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Como montar a mesa da Ceia de Natal?

Imagem: Internet

Um passo a passo mostrando como montar a mesa da Ceia de Natal de forma prática, simples e ao mesmo tempo elegante:

1. Você precisa pensar no número de convidados, e qual será o local disponível que vai utilizar.

2. Escolher as cores da decoração da mesa, para não ficar colorido demais. Combine com as louças que você já tem ou aposte nas cores mais comuns para esta data: vermelho, verde, dourado, cobre, prata, marrom e laranja.

3. Escolher a toalha da mesa, centro de mesa ou jogos de americano sempre combinando com a decoração e com os tipos de louças, taças, copos e travessas. Poderá ser com motivos natalinos, estampado, rústico ou cores neutras. 

4. É importante que a mesa não fique com muitas coisas, muito cheia, resultando em uma poluição visual... O arranjo floral não pode ser muito grande e nem muito largo. Pode ter velas e castiçais no horário do jantar.

5. Se você tiver um aparador próximo a mesa ou mesa auxiliar poderá usar para as sobremesas.

6. É necessário definir o tipo e estilo de "serviço": À Francesa, À Inglesa, À Americana ou a mais recente "À Brasileira" que acaba misturando os estilos anteriores. É o tipo de serviço que determina como uma refeição será servida, incluindo desde a arrumação do espaço, dinâmica para servir, montagem da mesa e o cardápio. Para entender melhor veja o nosso post "Tipos de Serviço a mesa" onde explicamos cada um deles detalhadamente.

7. Se você quiser fazer uma montagem mais simples e prática: Deixar os pratos, copos/taças, talheres dispostos para cada convidado (Veja no nossos posts como montar pratos, talheres e taças). 

Como usar as taças?

Como arrumar a mesa?

Etiqueta moderna: Almoço e jantar

Como usar os talheres?

Como é um almoço/jantar especial de preferência guardanapos de tecido (ao lado do prato ou dentro), você pode fazer lacinhos de fita ou barbantes coloridos (combinando com a decoração) nos guardanapos e colocar motivos natalinos, flores artificiais, canela em pau, ou raminhos de alecrim ou tomilho) fica um toque super charmoso!

Servir o jantar em etapas no centro da mesa (em vasilhames ou travessas): Primeira etapa: Entradas (pães, patês, petiscos, queijos, castanhas, nozes, frutas secas, salgadinhos), retirar ao terminar. Logo após servir o prato principal e acompanhamentos da mesma forma. Cada convidado se serve, começando pela anfitriã.

A sobremesa "principal" poderá ficar disposta em destaque sobre um aparador, armário ou móvel próximo a mesa, também em travessa. As tacinhas ou pratinhos de sobremesa (empilhados no máximo 10), e colheres dispostas ao lado. Nesta mesma mesinha além do enfeite, coloque também outras sobremesas como panetone, arranjos com frutas, queijos, doces, bolos, tortas, biscoitos, bombons e até "bem casados". 

Simples e fácil!
Um ótimo e lindo Natal,
Chris Millard

Matérias relacionadas:

Dicas para o Natal: 
http://www.sofistetiqueta.blogspot.com.br/2015/12/natal-sim-exageros-nao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário