terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Etiqueta moderna: Almoços e jantares

Imagem linda do Blog Na Cozinha da Poly com receitas sempre deliciosas!
Na foto como deve ser a disposição de pratos, talheres e taças... Descomplique!
Fique de olho nestas dicas práticas para um almoço ou jantar elegante e sem gafes:

1. Evite se atrasar para o jantar. É uma atitude muito deselegante. Procure chegar no horário. "Tolerável", mas não elegante, um atraso máximo de 15 minutos.

2. Se vista de acordo com a ocasião. Vestidos muito curtos ou decotados podem ser inadequados. Cuidado com excesso de perfume!

3. Use de delicadeza, gentileza e educação, não aumente muito o tom de voz e nunca discuta assuntos polêmicos ou tristes, como religião, política e tragédias.

4. Fique atenta à postura na mesa. Sente com a coluna reta e nunca apoie os cotovelos na mesa.

5. Guardanapo: O de tecido fica no colo com a abertura de frente para você.

6. Pães: Não corte o pãozinho com a faca da manteiga. Ele deve ser cortado com a mão, a faquinha menor é usada apenas para passar manteiga e/ou patês.

7. Saladas: Nunca picote as folhas com sua faca, faça trouxinhas. Prefira servir as folhas já "rasgadas" e facilite a vida do seu convidado.

8. Massas: Não necessitam do uso das facas. Use garfo. A colher pode ser usada no final para aproveitar o molho, mas somente em eventos informais. Não usar para enrolar a massa.

9. Azeitonas: Se estiverem com caroço, este deve ser retirado com o auxílio da mão em forma de concha e ou com auxílio do garfo colocado no cantinho do prato.

10. Frutos do mar: Os que vierem com casca devem ser servidos abertos, mas lembre-se que existem apetrechos especiais para quebrar. Caso seja servido algum fruto do mar que possa ser degustado com as mãos, deve-se colocar lavanda com limão à mesa para limpar os dedos.

12. Sobremesas: Tome sorvete com colher e coma bolo com garfinho.

13. Talheres: São dispostos de acordo com a ordem em que o cardápio será servido e sempre começar a utilizá-los de fora para dentro, em relação ao prato.

O garfinho de ostras, menor que os demais, é o único que fica à direita com as facas, antes da colher de sopa. Afinal, caso servido, deve ser como entrada.

Não coloque mais de três conjuntos de facas e garfos em uma mesa ou mais de quatro copos (água, vinho branco, vinho tinto, champanhe).

Há duas formas corretas, a americana e européia. A diferença entre as duas é qual mão (direita ou esquerda) faz o uso do garfo à boca. Para a etiqueta moderna, o garfo fica na mão direita. A faca para o corte dos alimentos deve ser sempre segurada na mão direita. Nunca use a faca na mão esquerda!

14. Copos e taças: Ficam à direita e de acordo com a sequência de bebidas a serem servidas e podem ser dispostos em triângulo. Para vinhos taças transparentes de vidro e/ou cristal. 

15. Sousplat: nome dado ao prato que é usado apenas para demarcar o lugar. Fica abaixo do prato das refeições.

Simples assim!
Abraços,
Chris Millard

Nenhum comentário:

Postar um comentário