quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Depressão

Imagem: Leandro Teles
http://www.leandroteles.com.br
"(...) Apertou em mim aquela tristeza, da pior de todas, que é a sem razão de motivo." Guimarães Rosa em Grande Sertão, Veredas.

"A depressão não é frescura! E está entre as mais comuns e avassaladoras doenças psiquiátricas. Acredita-se que cerca de 20% dos adultos brasileiros apresente depressão em algum momento da vida. Segundo a OMS, está entre as principais causas de perda de qualidade de vida."¹

É uma doença. Há uma série de evidências que mostram alterações químicas no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina e, em menor proporção, dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células. 

Ao contrário do que normalmente se pensa, os fatores psicológicos e sociais, muitas vezes, são consequência e não causa da depressão. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição, que provavelmente é genética.


São sintomas de depressão:
1.  Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia.
2.  Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas.
3.  Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis.
4.  Desinteresse, falta de motivação e apatia.
5.  Falta de vontade e indecisão.
6.  Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio.
7.  Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.
8.  A pessoa pode desejar morrer, em casos mais graves planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio.
9.  Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo.
10. Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento
11. Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido.
12. Perda ou aumento do apetite e do peso.
13. Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo).
14. Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

Se você tem vários sintomas desta lista, hora de procurar ajuda especializada o quanto antes, depressão não é algo para ser resolvido sozinho e é imprescindível o acompanhamento médico tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado...

Abraços,
Chris T. Millard


Fonte: 
Imagem e frase¹Leandro Teles http://www.leandroteles.com.br
Neurologista graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com especialização no Hospital das Clínicas (HCFMUSP). É membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e também atua como consultor em programas de TV, rádio, revistas, jornais e portais na internet com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas através da disseminação do conhecimento médico.

http://www.minhavida.com.br/

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Festa sem estresse: Como calcular Bebidas?

Reprodução: Internet

Da série festa sem estresse: Como calcular quantidade de bebidas por pessoa?!

As seguintes variáveis devem ser analisadas: Tempo de duração do evento, faixa etária dos convidados, horário e época do ano, no verão o consumo de água, refrigerantes e cerveja aumenta, e no inverno o vinho é mais consumido. 


Também é preciso definir o formato do evento: café da manhã, coffeebreak, brunch, almoço, lanche, bolo e espumante, jantar ou coquetel. Cálculos para um evento com duração máxima de 4h, café da manhã e similares 2h


Bebidas:

Refrigerante: 400 ml por pessoa se servir outras bebidas e 600 ml por pessoa se servir apenas refrigerantes e água.

Suco: 250ml se tiver refrigerante, ou 400ml se for bebida única além da água.

Destilados: 3 doses por pessoa. A garrafa de 750 ml tem 24 doses, 1 garrafa para cada 8 pessoas em média.

Água Mineral: 250 ml por pessoa. Lembre-se: muitas pessoas não bebem refrigerantes ou apenas diet. Por isso é importante colocar à disposição dos convidados refrigerantes diet, suco e também água com gás.

Vinho: 1 garrafa de para cada 3 ou 4 pessoas durante um almoço ou jantar e 1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas em um coquetel.

Espumante: 1 garrafa para cada 3 pessoas em uma festa "bolo com espumante", onde o "espumante" será servido do começo ao fim da festa e 1 garrafa para cada 8 pessoas na hora do brinde.

Uísque: 1 garrafa de 750 ml fornece 20 doses que serve 6 pessoas em média. 

Cerveja: 2 garrafas por pessoa (se não tiver outras bebidas) ou 1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados se houver também uísque, vodka e vinhos.

Abraços,

Boas festas!
Chris T. Millard

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Como escolher o "melhor" candidato?

Reprodução: Internet
Sentimento de repulsa, aversão, indignação e vergonha ao falar da política brasileira... Nunca houve na história deste país tanto o uso da palavra "golpe", "inocente" e "bilhões desviados", tudo na mesma frase, diga-se de passagem. 

A cada dia na mídia e na imprensa assistimos estarrecidos, perplexos, as notícias sobre os níveis intoleráveis a que chegou a falta de ética e a corrupção, entre os nossos políticos. Este é o quadro: De um lado os defensores, do outro os acusadores e no meio, claro, os políticos juntamente com o seu voto e o seu dinheiro...

Eleições chegando? É possível escolher um bom candidato? Como mudar o quadro em que estamos? Como fazer seu voto valer? 
Procure os candidatos e partidos que melhor representem as suas idéias. O mais difícil é saber se, eles são honestos e realmente vão lutar pelo que defendem. Busque conhecer a carreira do candidato e veja se suas promessas são viáveis e compatíveis com o cargo que ele pretende ocupar. "

O erros mais comuns do eleitor: 
• Confundir a pessoa com o político. Muitos políticos ruins ou corruptos são carismáticos.
• Votar em quem está ganhando. Pelo menos no primeiro turno, o que vale é sua primeira escolha.
• Votar em esquisitões e pessoas que não fazem sentido ser um candidato, somente para protestar. Eles podem ser piores que os que motivam protestos. PROTESTE VOTANDO CERTO!
• Votar em alguém somente porque compartilha algo com ele (mesmo bairro ou religião).
• Trocar o voto por um presente ou um favor do candidato. A corrupção começa aí.

Onde se informar sobre seu candidato?
Tribunal Superior Eleitoral - www.tse.gov.br

Dados do patrimônio dos candidatos e do tamanho de sua campanha eleitoral.
ONGS Transparência Brasil - www.transparencia.org.br Oferece informações sobre os principais candidatos à Câmara dos Deputados, como funções públicas que já exerceram, número de faltas, declaração de bens, doadores de campanha, menções publicadas na imprensa sobre casos de corrupção e referência dos processos judiciais em que o candidato aparece.

Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) - www.diap.org.br
Ong que monitora a atuação de senadores e de deputados federais; disponibiliza listas com os parlamentares mais atuantes e mais influentes.

www.planalto.gov.br Notícias sobre os atos do presidente, espaço para enviar mensagens, íntegra de discursos e links para outros órgãos.

www.senado.gov.br Informações detalhadas sobre a atuação dos senadores, projetos e comissões.

www.camara.gov.br Dados sobre os deputados federais, projetos, discursos e dados para contato.

Ética, etiqueta e afins deveriam ser tendência... Queremos que pessoas honestas, com ética governem nosso país. Por onde anda a nossa ética de cada dia? Somos um povo muito contraditório... Onde sempre o espertalhão, o que passa o outro para trás, o que levou vantagem é o certo. É o tal jeitinho brasileiro... Votamos em quem nos ajudou ou pensando em algum benefício (particular!). Critica-se o governo, porém o povo reelege políticos corruptos. A nossa cultura, educação, desde sempre, é feita de forma errada... 

Até quando insistiremos nesta "cultura" de total inversão de valores?!
O Brasil só melhorará quando as crianças virem honestidade nas atitudes dos pais. O exemplo começa em casa. Faz todo sentido a frase: "Toute nation a le gouvernement qu'elle mérite" , traduzindo "Toda nação tem o governo que merece"¹... 

A solução está na mudança da cultura e educação no amplo sentido da palavra. Uma mudança de pensamentos e ações de todos nós. Uma verdadeira transformação de valores! Primeiro, tem de se mudar o homem, para depois mudar o mundo! Aproveite as próximas eleições e faça valer seu direito e dever de cidadão.


Abraços,
Chris T. Millard

¹Frase do Conde Joseph-Marie de Maistre filósofo francês (1753-1821), crítico da Revolução Francesa, inimigo das repúblicas e defensor das monarquias e do papa. foi escritor, filósofo, diplomata e advogado. Atribuia a responsabilidade ao eleitor, a crítica não era aos maus governantes, mas aos responsáveis por sua elevação aos cargos. 

Fonte:
http://www.culturamix.com
http://super.abril.com.br
http://www.coladaweb.com

domingo, 18 de setembro de 2016

Projeto Rolé Brasil

Arquivo pessoal setembro/2016
Um projeto super legal que começou em meados de 2012 no Rio de Janeiro como #RoléCarioca, com realização do estúdio M'Baraká - Experiências Relevantes, e a Estácio, como patrocinadora. Com uma aula na rua, leva seus participantes por uma caminhada cultural na sua própria cidade.

O Rolé Brasil, neste ano vai caminhar a pé por 5 cidades, levando aulas diferenciadas a céu aberto com roteiros e professores da Estácio que proporcionam ao público a oportunidade de reconhecer a própria cidade, aprender mais sobre sua história, fatos, personagens históricos, arquitetura e importância, de forma gratuita e divertida! 

Como disse o professor Rodrigo Rainha: "(...) A rua é a sala de aula. O quadro é a paisagem urbana e o papo é sobre história, geografia, cultura, arquitetura, urbanismos e meio ambiente, sobre a alma e a identidade da cidade..."

Divulgação Evento Rolé Brasil Bh  setembro/2016
Foto Anna Castelo Branco
Vale a pena conhecer e fazer parte do projeto. Fique de olho quando estará na sua cidade, sempre com um roteiro diferente. Participe! No Facebook e instagram #Rolebrasil.

8/10 Salvador
22/10 São  Paulo
5/11 Fortaleza
19/11 Salvador

Mais uma Dica Sofist!
Abraços,
Chris T. Millard

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Clubes de Vinho

Imagem: Reprodução Internet

O funcionamento de todos os clubes de vinho é basicamente o mesmo, você paga uma assinatura mensal e recebe um número determinado de garrafas dentro de um tema específico, ou região... É uma maneira de comprar vinhos com duas grandes vantagens: preço e conveniência. Por esses motivos os clubes de vinho se tornaram tão populares no Brasil nos últimos anos.

Algumas empresas:
Casa Rio verde
http://www.vinhosite.com.br/
Planos a partir de 112,50$ com 3 garrafas sem frete para Bh. Descontos no site e cursos oferecidos pela Casa Rio Verde.

Wine
https://www.wine.com.br/
Tem 5 categorias diferentes de planos para os assinantes. A partir de 66$ com duas garrafas, valores setembro/2016. Consulte frete. Descontos no site para assinantes.

Clube evino
https://www.evino.com.br
Duas categorias diferentes, planos a partir de 136$ três garrafas. Consulte!

Confraria Grand Cru
https://www.confrariagrandcru.com.br/
Planos a partir de 175$ três garrafas, e descontos em média de 10% no site para demais compras.

Como ser sócio? Você escolhe o plano ideal para seu perfil de consumo
Faz seu cadastro
Escolhe a forma de pagamento 

Prooooonto ! A cada mês você recebe a seleção de vinhos feita por especialistas em sua casa com toda comodidade e segurança. Algumas cobram frete, outras não. Algumas enviam revistas e dicas sobre os vinhos do mês... E normalmente tem desconto para compras nos sites e cursos onde você é "sócio".

Conhece mais algum clube de compras? Envie-nos chris@sofistetiqueta.com.br
Abraços,
Chris T. Millard

Obs.: Valores pesquisados em setembro/2016 sujeito a mudanças sem aviso prévio. Consulte frete.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Mini Wedding?


Arquivo Pessoal Chris setembro/2016

 Uma tendência que veio para ficar: Mini Wedding. Com poucos convidados e um clima intimista é uma referência a celebrações para poucos convidados...

Lista de convidados?
Esta é uma das dificuldades para fazer casamento neste formato... Opte pelos pais, padrinhos e amigos muito próximos.

Onde? A festa de casamento neste formato pequeno pode ser na casa dos pais do noivo ou da noiva, no salão de festas do prédio, em um restaurante, ou mesmo em algum hotel que tenha um pequeno espaço como uma bela varanda ou jardim.

O que servir em um mini wedding?
A comida e a bebida vão depender do orçamento dos noivos, das preferências gastronômicas e  sobretudo do horário da festa. De manhã pode ser um brunch, no início da tarde um almoço, no final da tarde pode ser lanche/chá da tarde/picnic, e a noite um coquetel ou jantar. A escolha depende do horário e duração da festa.

Traje dos noivos:
Noivas: Vestidos mais simples e delicados, com saias de corte reto, pouco brilho e com tecidos leves.  Os modelos curtos ou de renda são ótimas escolhas para pequenas comemorações. 
Noivos: Calças e camisas sociais ou batas. Evitar ternos (Calça, com paletó e colete), e evitar tecidos brilhantes. Pode usar costume (calça+ paletó).

O Convite de casamento ideal:
Por ser uma festa pequena, o mini wedding pede um convite personalizado. Lembre-se que o estilo do convite mostra o "tipo" da festa. Ou seja, o estilo depende dos noivos e da festa. O prazo é o mesmo para grandes festas 30 dias em média.

Foto e Filmagem:
O vídeo e o álbum de casamento são serviços em que a qualidade é essencial independente do tamanho da festa. A economia está em contratar um número menor de profissionais, por se tratar de um evento pequeno.

Decoração:
O menos é mais! A quantidade e tipos de flores varia de acordo com a decoração escolhida pelos noivos. Opte por flores da estação, sempre mais em conta e muito mais bonitas.

Buffet: 
Capriche nos detalhes. Como o número de convidados é reduzido, é possível caprichar. No "minicasamento", tudo tem que ser muito bem cuidado. Pequeno não é sinônimo de descuido. Faça degustação junto aos fornecedores.

Mesa de doces e bolo: Precisam estar em harmonia com a decoração e o estilo da festa. No próximo post falamos sobre quantidade!

Cerimônia: É possível fazer a cerimônia religiosa mesmo em pequenos espaços e juntamente com a festa... Fica prático para os convidados e gasta-se muito menos.


Dica de Fornecedores:
Espaço: Hotel San Francisco Flat (Área utilizada Coffee Shop e Jardim)
Além desta área possuem mais 9 salões de festas para maior número de convidados. Localizado no coração de Lourdes com estacionamento próprio e elevador panorâmico.

Buffet: Restaurante Hotel San Francisco Flat
Variado cardápio para festas de pequeno e grande porte com atendimento personalizado.
31 3330 5600

Pacote Núpcias: Hotel San Francisco
O melhor custo benefício

Bolo, mesa de doces e bem casados: Valéria  Moratto 31 9 9940 0494
O melhor bolo de casamento e bem casado que conheço!

Vinho e cerveja: Supermercado VerdeMar

Personal Chef Aniel Mattos: Para eventos em geral casamentos, jantares, almoços com harmonização tudo na sua casa! 31 9 9282 9195 

Forminhas para doces e letras decorativas: Maria Chocolate 

Sacolinhas lembrança, embalagem descartável e fitas: Arte Nobre Embalagens Galeria do Ouvidor 4º andar

Locação utensílios/vasilhames mesa de doces: Tempo de festa R.Ilacir Pereira Lima 
31 3481 0966 http://www.tempodefestas.com.br/

Convite/ arte gráfica: Plié Papelaria Personalizada (convite, tags, lembrancinhas) para todas as ocasiões e estilos 31 9 7179 299

Suspiro e petit four casadinho: Biscoiteria Comercial Enedir Biscoiteria Mercado Central BH Avenida Augusto de Lima, 744 loja 98. Entrada em frente ao Minas Centro 31 3273 4671 

Folhagem bolo, velas e flores artificiais para lembranças: Estrada Real Decoração
http://www.estradarealdecoracoes.com.br/

Conhece algum fornecedor para indicar? Envie-nos um e-mail chris@sofistetiqueta.com.br
Fonte: 
Matéria Cida Ramos por Portal Tudo Aqui
http://www.portaltudoaqui.com.br